Dica do Dedé – PARIS
Há quatro anos me tornei morador de Paris, mas como estrangeiro continuo atento ao dia a dia turístico da cidade iluminada e repleta de atrações. A lista de locais imprescindíveis para se visitar nesta capital europeia é muito extensa, por isso vou começar a compartilhar as minhas dicas com os lugares mais famosos para você aproveitar ao máximo essa viagem:
Torre Eiffel
A dica é se antecipar e comprar os tickets online. Caso a viagem seja em grupo é mais fácil sondar os pacotes disponíveis para entrar todo mundo junto na torre. Dessa maneira você evita as filas e desfrutar dessa paisagem fantástica que vai permitir uma vista completa da Paris que lhe recebe de braços abertos.
Louvre, Champs-Elysée e Arco do Triumpho
O dia vai ser cansativo se você pretende visitar os três lugares dentro de 24 horas. Mas, caso a viagem seja corrida, vale a pena, são lugares muito próximos. Uma dica para chegar no Louvre é a entrada do Carrosel, que fica do outro lado da rua, já perto do jardim de Tullieries (árvores), à direita. Por esse acesso é possível descer uma escada até o subsolo. Após a visita ao Louvre caminhe pela avenida Camps-Elysée sem pressa, parando para admirar de perto o Arco do Triumpho. Vale muito à pena!
Versailles
Esse castelo é surpreendentemente bonito. Gostei muito do aspecto medieval e principalmente dos seus jardins. Aconselho levar sanduíches e água, a visita é longa, mas você pode descansar e fazer alguns intervalos para aproveitar mais o passeio, se sentindo como um morador daquele lugar incrível.
Notre Dame, São Michel e La Saint Chapelle
A cidade de Paris teve seus primeiros habitantes e começou a se desenvolver na ilha onde se localiza Notre Dame. A igreja em si é muito bela e imponente e merece algumas horas de admiração. Logo na ilha ao lado existe o melhor sorvete de Paris, o Berthillon. Ainda na Ilha de La Cité fica a igreja La Saint Chapelle, de visual igualmente deslumbrante. Ela fica aberta até as 17h, atente-se ao horário.
Montmartre
Um pouco fora dos roteiros mais tradicionais do turismo de Paris, o bairro de Montmartre para mim não pode ser deixado para trás. Ele fica em uma colina no ponto mais alto da cidade e abriga a Sacre Coeur, uma igreja completamente diferente das demais paróquias parisienses. O ideal é visitar o local no fim da tarde e permanecer até o pôr do sol, que é fascinante. Ao anoitecer, ali ao lado fica a praça Place du Tertre. Ela é perfeita para um jantar boêmio, rodeado de artistas locais, com música, teatro e poesia.
Com essas dicas tenho certeza que sua experiência em Paris tem tudo para ser fantástica. Depois eu volto para dar mais dicas exclusivas que encantam tanto quanto os cartões postais listados acima. Acompanhe o blog também para ver dicas de onde se alimentar e onde se hospedar na capital francesa. Consulte a Sabiá Tur e faça da sua viagem uma experiência tão completa quanto a minha, um brasileiro morando em Paris.
André Vieira – Sabiá Tur